1 . Nós desejamos do fundo do coração que nosso filho não houvesse falecido. Nosso maior desejo é o de ter nosso bebê aqui conosco!
2 . Nós queremos que você não tenha medo de falar o nome de nosso filho. Afinal ele é muito importante para nós. Precisamos ouvir o quanto ele foi importante para você também!
3 . Se ambos chorarmos ou você notar a emoção em nossa voz quando falar sobre nosso filho, eu queria que você soubesse que não é porque nos machuca. A morte de nosso filho é a causa de todas as nossas lágrimas. Você falou sobre nosso filho e nos permitiu compartilhar a tristeza. Por isso te agradecemos!
4 . Não desejamos que alguém "mate" o nosso filho de novo, removendo seus quadros, roupas ou outras lembranças de sua casa.
5 . Ser um pai enlutado não é contagioso, por isso nós desejamos que não fuja de nós. Precisamos de você mais do que nunca! Precisamos de distrações. Então queremos ouvir sobre você, mas também queremos que nos escute falar de nossos sentimentos. O que desejamos poder falar para nosso filho. Podemos até chorar, mas gostaríamos que nos deixasse falar sobre ele, nosso assunto favorito .
6 . Sabemos que você pensa e ora por nós muitas vezes. Sabemos que a morte do nosso filho te causa dor também. Então nos telefone para contar como está se sentindo ou venha em nosso encontro para uma conversa ou apenas para um grande abraço real.
7 . Desejamos que não coloquem tempo para nosso luto, que não dissessem que tudo já deveria ter passado, após haver passado mais de seis meses. Os primeiros meses realmente foram os mais traumáticos para nós, mas desejamos que todos entendam que nossa dor nunca vai acabar. Iremos sofrer e lamentar a morte de nosso filho até o dia em que vamos morrer.
8 . Estamos trabalhando muito duro na nossa recuperação, mas gostariamos que você pudesse entender que nunca vamos nos recuperar totalmente. Sempre sentiremos falta de nosso filho e sempre iremos lamentar que ele faleceu!
9 . Desejamos não ouvir mais alguém a nos dizer:
- Não pense mais sobre isso, a vida continua!
- Vocês merecem ser feliz!
Não há como não falarmos de nosso filho, assim como não há como ser feliz. Não completamente...
- Não pense mais sobre isso, a vida continua!
- Vocês merecem ser feliz!
Não há como não falarmos de nosso filho, assim como não há como ser feliz. Não completamente...
10 . Desejamos que ninguém tenha pena ou sinta piedade, mas gostaríamos que nos deixassem lamentar, precisamos realmente sentir toda a dor para começar a cicatrizar. Afinal para CURAR é preciso MACHUCAR!
11 . Desejamos que as outras pessoas entendam o quanto nossa vida foi destruída. Sim, sabemos o quanto é triste para pessoas “normais” viverem conosco, ficarem perto sabendo o quanto sofremos. Sabemos também o quanto é triste para você ficar perto de nós quando sofremos, pois nada que faça ou diga vai aliviar essa dor. Mas precisamos que seja paciente conosco, assim como seremos com você!
12 . Desejamos que, apesar de dizer diariamente para todos que estamos bem, todos pudessem entender que não estamos nada bem, mas nos esforçamos.
13 . Desejamos que vocês soubessem que todas as reações de luto que estamos tendo são muito normais. A depressão, raiva, desespero e tristeza esmagadora são esperados. Então quando estamos quietos, retraídos ou irritáveis e mal-humorados, não nos julgue!
14 . Desejamos apenas viver um dia de cada vez. Gostaríamos que você nos entendesse, pudesse perceber que estamos fazendo o melhor para lidar com o luto, a dor e a saudade em um dia de cada vez.
15 . Desejamos que todos entendessem que a dor muda as pessoas. Quando nosso filho faleceu, uma grande parte de nós partiu com ele. Não somos quem éramos antes dele falecer e NUNCA MAIS O SEREMOS.
16 . Desejamos que você pudesse entender - compreender a nossa perda e nossa dor; nosso silêncio e nossas lágrimas; esse vazio e nossa dor; a saudade e a revolta, mas oramos diariamente para que nunca entenda.
Copyright © Jenny Coffey.
Trad. Flávia Rott
Trad. Flávia Rott
Nenhum comentário:
Postar um comentário