quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Festas de fim de ano tristes...

Natal e Reveillon são grandes marcos que compartilhamos com nossos familiares, mas a felicidade que muitos sentem pode não ser a verdade para você que talvez sequer queria estar ali festejando, preferia mesmo estar sozinha, sem precisar fingir sorrisos, nem distribuir abraços....
Quando se perde alguém tão único e especial, não se enxerga motivo algum para comemoração e as festas parecem que aumentam a perda, a tristeza e a solidão. Consequentemente a necessidade de apoio também aumenta e pedir ajuda não é motivo de vergonha, afinal isso não é sinal de fraqueza! Fingir que está tudo bem, que nada mudou ou que não é um momento difícil, tende a piorar todo esse sentimento de vazio.
Pense que se ao invés de evitar os sentimentos de dor e tristeza você procurasse conhecer e aprender mais sobre o luto, sobre essa “você” que hoje desconhece. Você não é mais a mesma pessoa, aliás é bom acrescentar que provavelmente nem vai ser, mas vai se reencontrar, se redescobrir, se reestruturar, se readaptar a vida.
O bloqueio do sofrimento ou a pressão para encobrir o que sente, é o que provavelmente te leva a se entregar ao desespero nas datas significativas, é como um rio, com uma represa que se rompe e esse profundo desalento e desânimo se tornam incontroláveis, o que acaba deixando tudo mais difícil.
Pensando nisso, e em ajudar de alguma forma, elaboramos dicas básicas de meios de externalizar o que você sente, buscando um meio para que consiga enfrentar as festividades de final de ano da melhor forma possível para você e para quem te ama:
- Dê a você um tempo e um lugar para homenagear seu filho.
- Faça algum ritual conectando sua religiosidade ao seu filho antes do jantar.
- Acenda uma vela, ore, ouça uma música que aproxime você das lembranças de seu filho.
- Crie um memorial, um blog, um diário algo on-line ou não para que você possa se expressar.
- Compartilhe uma história favorita de Natal ou Réveillon sobre seu filho.
- Dê tempo para os sentimentos, não os mantenha presos.
-Se você tiver 5000 lágrimas para chorar, não pare em 250.- Peça aos presentes que contem uma história ou memória sobre filho se assim desejarem.
- Tenha uma opção - se durante o jantar você não se sentir bem, vá assistir um filme, olhar os álbuns de fotografia, vá a um lugar especial, enfim faça algo que tenha sentido para você, que a ajude a se sentir melhor.
- Cancele as festividades. Isso mesmo. CANCELE. Mais importante do que fingir estar bem ou estar em um lugar onde não quer, é cuidar de si e ficar realmente melhor.
- Busque agir com naturalidade, é possível que as pessoas que ate cerquem compreendam que é uma realidade difícil, mas tente entender que muitas vezes eles também não sabem como agir.
- Não existe uma maneira correta ou errada de lidar com o luto durante os Feriados. Você pode decidir o que é certo para ti e tem todo o direito de mudar de ideia.
- Crie novas tradições, meios de celebrar, rituais… Quem sabe faça você mesmo um enfeite para a árvore de Natal com algo que lembre de seu filho e que seja especial para você?
É muito natural sentir que nunca mais poderá desfrutar as festas novamente. Você e também seus familiares certamente nunca serão os mesmos, no entanto com o tempo, a maioria das pessoas é capaz de encontrar o significado novamente nas tradições, descobrindo até mesmo uma nova forma de celebrar o Natal e o Réveillon.
Copyright © Flávia Rott

Nenhum comentário:

Postar um comentário