quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

As lágrimas são materiais com os quais o céu tece seu arco-íris mais brilhante. - F. B. Meyer


O Tempo passa e a saudade é inevitável! Já fui criticada por sentir e exprimir a saudade que sinto da minha anjinha Letícia através do blog,dos compartilhamentos do Facebook e do meu jeito de enfrentar esta situação.E em meio a essa enorme saudade e as muitas recordações quero compartilhar algo que me tranquilizou muito nesses meses tão difíceis e tristes,algo que diz ao contrário do que as pessoas que me criticam,algo que me permite chorar,que me permite um tempo, estou falando do livro Derrubando Golias de Max Lucado, ele escreve no capítulo 10 com sabedoria sobre a morte. O título é Sofrimento Inexprimível. Nele o autor descreve sobre a dor profunda que enfrentam aqueles que vivem tempos de lutas terríveis, e entusiasma os leitores a derramarem com lágrimas suas almas diante de Deus, a expulsar a dor do coração e seguir em frente. Fazer como Jesus: enfrentar a dor, dar um tempo para si mesmo, permitir-se derramar lágrimas. Pois Jesus entende, ele também chorou! Mas, como Jesus, não deixar que a dor leve embora esperança da ressurreição. Segue o capítulo:


Capítulo 10 O sofrimento inexprimível p.89 a 96(O negrito é meu)

Talvez você ouça a notícia da boca de um policial:
— Sinto muito. Ele não sobreviveu ao acidente.
Talvez você ligue de volta para um amigo e receba a notícia:
— O cirurgião trouxe más notícias.
Muitos cônjuges já ouviram essas palavras da boca de soldados com cara fechada:
— Lamentamos informar que...
Nesses momentos, a primavera vira inverno, o azul fica cinza, os pássaros ficam em silêncio e a sensação de frio causada pela dor instala-se. E frio no vale da sombra da morte.
O mensageiro de Davi não é um policial, amigo ou soldado. É um amalequita ofegante com roupas rasgadas e o cabelo todo sujo que dá de cara com o acampamento de Ziclague com a seguinte notícia: "O nosso exército fugiu da batalha e muitos morreram. Saul e Jônatas também estão mortos" (2 Samuel 1:4).
Davi sabe que os hebreus estão lutando contra os filisteus. Sabe que Saul e Jônatas estão lutando pela própria vida. Ele estava esperando o resultado. Quando o mensageiro lhe mostra a coroa e o bracelete de Saul, Davi tem em mãos uma prova inegável — Saul e Jônatas estão mortos.
Jônatas — mais chegado que um irmão. Ele salvou a vida de Davi e jurou proteger seus filhos.
Saul — escolhido por Deus, ungido de Deus. Sim, ele perseguiu Davi. Ele atormentou Davi. Mas ele ainda era o ungido de Deus.
O rei escolhido por Deus — morto.
O melhor amigo de Davi — morto.
Restava para Davi enfrentar outro gigante — o gigante da dor.
Sentimos sua mão pesada sobre nossos ombros. Não em Ziclague, mas em salas de emergência, em hospitais de crianças, em acidentes de carro e em campos de batalha. E nós, como Davi, temos duas escolhas: fugir do gigante ou enfrentá-lo.
Muitos optam por evitar a dor. O capitão Woodrow Call estimulou o jovem Newt a fazer isso. No filme Os Pistoleiros do Oeste, Call e Newt têm de conduzir uma manada de cavalos do Texas para Montana lá pelos idos de 1880.

Quando um grupo de cobras d'água põe fim à vida do melhor amigo de Newt, Call dá-lhe um conselho pela perda, ao estilo faroeste. No enterro, sob a sombra de olmos e na presença de vaqueiros, ele aconselha:
— Fique longe, filho. Esta é a única maneira de lidar com a morte. Fique longe dela.
O que mais você pode fazer? O túmulo instiga tal dor inexprimível e perguntas que não têm resposta. Somos tentados a dar meia-volta e ir embora. Mude o tema, evite o assunto. Esforce-se. Beba muito. Ocupe-se. Fique distante. Siga para Montana e não olhe para trás.
Pagamos um preço alto quando agimos assim. Privação vem do termo privar. Consulte o termo privar no dicionário e você terá "tirar à força, saquear, roubar". A morte rouba você. O túmulo rouba momentos e lembranças ainda não compartilhados: aniversários, férias, passeios à toa, conversas durante o chá. Você fica desolado porque foi roubado.
Nada mais é normal e nunca será de novo. Depois que a esposa de C.S. Lewis morreu de câncer, ele escreveu: "Sua ausência é como o céu, que se estende sobre tudo".
Quando você pensa que o bicho-papão da dor se foi, ouve uma música que ela adorava ou sente o cheiro da colônia que ele usava ou passa em frente a um restaurante onde vocês dois costumavam comer. O gigante continua aparecendo.
E o gigante da dor continua provocando. Provocando...
Ansiedade. "Estou perto?"
Culpa. "Por que não contei para ele?" "Por que não disse a ela?"
Anseio. Você vê casais perfeitos e deseja seu cônjuge. Você vê pais com os filhos e tem saudades de seu filho.
O gigante provoca insônia, perda de apetite, esquecimento, pensamentos suicidas. A dor não é uma doença mental, mas às vezes, é como se fosse.
O capitão Call não entendeu isso.
Talvez seus amigos não entendam isso.
Talvez você não entenda isso. Mas, por favor, tente. Entenda a gravidade de sua perda. Você não perdeu um jogo ou colocou suas chaves no lugar errado. Você não se afastou da situação. Em algum momento, em questão de minutos ou meses, você precisará fazer o que Davi fez. Enfrente sua dor.
Ao ouvir sobre a morte de Saul e de Jônatas, "Davi cantou este lamento" (2 Samuel 1:17). O guerreiro chorou. O comandante enterrou o rosto barbado nas mãos calejadas e chorou. Ele "rasgou suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo. E se lamentaram, chorando e jejuando até o fim da tarde, por Saul e por seu filho Jônatas, pelo exército do SENHOR e pelo povo de Israel, porque muitos haviam sido mortos à espada" (1:11,12).
Guerreiros em pranto cobriram as montanhas, uma multidão de homens andando, gemendo, chorando e pranteando. Eles rasgaram suas vestes, esmurraram o chão e exalaram gemidos de dor.
Você precisa fazer o mesmo. Expulse a dor de seu coração e, quando ela voltar, expulse-a novamente. Siga em frente, chore um rio de lágrimas.
Jesus chorou. Ao lado do túmulo de seu querido amigo, "Jesus chorou" (João 11:35). Por que ele faria tal coisa? Ele não sabe que a ressurreição de Lázaro está para acontecer? Basta uma palavra sua para ver o amigo sair do túmulo. Ele verá Lázaro antes do jantar. Por que as lágrimas?

Em meio às respostas que imaginamos ter e às muitas que não temos está esta: a morte tem um mau cheiro.
A morte amputa um membro de sua vida. Por isso Jesus chorou. E, nas lágrimas de Jesus, encontramos permissão para derramar as nossas. F. B. Meyer escreveu:

Jesus chorou. Pedro chorou. Os convertidos de Éfeso choraram sobre o apóstolo, cuja face nunca mais veriam. Cristo está ao lado de todo aquele que chora, dizendo: "Chore meu filho; chore, pois eu chorei".
As lágrimas aliviam a cabeça quente, como um belo banho de chuva. As lágrimas descarregam a insuportável agonia do coração, assim como o transbordar diminui a pressão da enchente contra a barragem. As lágrimas são materiais com os quais o céu tece seu arco-íris mais brilhante.


Não sabemos por quanto tempo Jesus chorou. Não sabemos por quanto tempo Davi chorou. Mas sabemos quanto tempo choramos, e o tempo parece tão truncado.

As lágrimas são materiais com os quais o céu tece seu arco-íris mais brilhante. - F. B. Meyer

Os egípcios vestem-se de preto por seis meses. Alguns muçulmanos usam roupas de luto por um ano. Os judeus ortodoxos fazem preces pela mãe ou pai falecido todos os dias por 11 meses. Há apenas 50 anos, os norte-americanos de regiões rurais usavam uma faixa preta no braço por um período de várias semanas.  E hoje? Sou o único que tem a impressão de que apressamos nossas dores?
A dor leva um certo tempo. Dê um tempo para si mesmo. "O coração do sábio está na casa onde há luto" (Eclesiastes 7:4). Lamentar pode ser um verbo estranho em nosso mundo, mas não nas Escrituras. Setenta por cento dos salmos são poemas de dor. Ora, o Antigo Testamento inclui um livro de lamentações. O filho de Davi escreveu: "A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração" (Eclesiastes 7:3).
Exploramos as questões mais profundas da vida na caverna da dor. Por que estou aqui? Para onde vou? Um giro pelo cemitério levanta questões difíceis, porém vitais.

Davi entregou-se à total força de seu remorso: "Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito" (Salmo 6:6).
E, depois, mais tarde: "Minha vida é consumida pela angústia, e os meus anos pelo gemido; minha aflição esgota as minhas forças, e os meus ossos se enfraquecem" (Salmo 31:10).
Você está zangado com Deus? Diga isso a ele. Aborrecido com Deus? Deixe que ele saiba disso. Cansado de dizer às pessoas que você está bem quando não está? Diga a verdade. Foi o que fizeram meus amigos Thomas e Andrea Davidson. Uma bala perdida tirou-lhes Tyler, o filho de 14 anos. Tom escreve:

Fomos bombardeados com a pergunta: "Como vocês estão?"...
O que eu realmente queria dizer para todos era: "Como você acha que estamos? Nosso filho está morto, nossa vida está infeliz e eu gostaria de que o mundo acabasse".

Talvez Davi tenha usado outras palavras. Talvez não. Uma coisa é certa: ele se negou a ignorar sua dor.

Como caíram os guerreiros!

Chorem por Saul, ó filhas de Israel!...

Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão!
Como eu lhe queria bem!
Sua amizade era, para mim, mais preciosa que o amor das mulheres!

Caíram os guerreiros! (2 Samuel 1:19,24,26-27)

Davi chorou com a mesma criatividade com que adorou a Deus, e — grife isso — ele "cantou este lamento sobre Saul e seu filho Jônatas e ordenou que o ensinassem aos homens de Judá" (1:17,18).
Davi convidou a nação a prantear. Fez do choro uma política pública. Negou-se a encobrir ou amenizar a morte. Ele enfrentou-a, lutou contra ela, desafiou-a. Mas não a negou. Como explicou seu filho Salomão: "Há... tempo de prantear" (Eclesiastes 3:1-4).
Dê tempo para si mesmo. Enfrente sua dor com lágrimas, tempo, e — mais uma vez — enfrente sua dor com a verdade. Paulo incentivou os tessalonicenses a sofrer, mas não quis que os cristãos fossem "ignorantes quanto aos que dormem, para que não se [entristecessem] como os outros que não têm esperança" (1 Tessalonicenses 4:13).
A última palavra sobre a morte é de Deus. E, se você prestar atenção, ele lhe dirá a verdade sobre seus entes queridos. Eles receberam alta do hospital chamado Terra. Você e eu ainda vagamos pelos corredores, sentimos o cheiro dos remédios e comemos vagem e gelatina servidas em bandejas de plástico. Eles, enquanto isso, desfrutam de piqueniques, respiram o ar da primavera e correm em meio às flores que chegam à altura dos joelhos. Você sente uma saudade louca deles, mas é possível negar a verdade? Eles não têm dor, dúvida ou luta. Eles realmente estão mais felizes no céu.
E você não os verá logo? A vida passa muito rápido. "Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro" (Salmo 39:5).
Ao deixar seus filhos na escola, você chora como se nunca mais fosse vê-los? Ao deixar seu cônjuge no mercado para ir estacionar o carro, você dá um último adeus para sempre?

Não. Quando você diz: "Até logo", é isso que você quer dizer. Quando você está no cemitério olhando para a terra fofa que acabou de ser revirada e promete: "Até logo", você está falando a verdade. Só falta uma fração de momento eterno para a reunião acontecer.
Não é necessário que vocês "se entristeçam como os outros que não têm esperança" (1 Tessalonicenses 4:13).
Por isso, vá em frente, enfrente sua dor. Dê tempo para si mesmo. Permita-se derramar lágrimas. Deus entende. Ele conhece a dor de um túmulo. Ele enterrou um filho. Mas ele também conhece a alegria da ressurreição. E, pelo poder de Deus, você também conhecerá.”

O que eu passei nesses últimos meses foi exatamente o que está escrito e eu sei que Deus esteve bem do meu lado enquanto eu derramava e derramo as minhas lágrimas. Jesus chorou sentindo falta de um amigo que falecera (Lazaro). Jesus com o seu infinito amor e poder, podia muito bem ressuscitá-lo. Mas, Jesus não o fez, porque o tempo de Deus não é nosso tempo, talvez não houvesse necessidade pra tal fato. O que desejamos vem em melhor estado quando aprendemos a esperar a hora certa projetada por Deus... O choro é o aliviar da alma. O meu Golias não carrega uma espada ou um escudo; ele ostenta a espada de um passado em que eu não posso mexer e um futuro que eu tenho que encarar. O mirrado Davi encontra o ângulo certo e com apenas um pedra derruba o imponente Golias. Davi lutou com e por Deus. Cada um possui uma dificuldade, um problema na vida com o qual precisa lidar, mas acaba postergando ou fugindo. A história bíblica ensina que é possível com a ajuda de Deus derrubar o gigante!

Frases edificantes de outros capítulos do livro:

"Ao amar aquele que não ama você tem um vislumbre daquilo que Deus faz por você" (p. 122).

"Escreva as preocupações de hoje na areia. Grave as vitórias de ontem na pedra" (p. 153)


Meu desejo é que assim como essas palavras trouxeram alívio para mim, possa causar o mesmo efeito nos corações de todos aqueles que já enfrentaram e talvez estejam enfrentando esses momentos tão difíceis e dolorosos.

 Quem me segurou foi Deus com seu amor de Pai
Quem me segurou foi Deus
Quem me compreendeu foi
Deus quando eu chorei demais
Quando se perde alguém parece
que se perde a paz

Ele também chorou quando Lázaro morreu
E se compadeceu, chora comigo a minha dor
Mas ressuscita a alegria e o amor (Quem Me Segurou Foi Deus Nelsinho Corrêa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário