terça-feira, 15 de novembro de 2011

Coisas que descobri...


Eu descobri muitas coisas no período que minha filha esteve internada no Hospital Infantil
Descobri que só sabemos o que as pessoas passam, se a gente vive a mesma situação.
Descobri que quando sofremos e vemos pessoas sofrendo, a gente sente a dor do outro também.
Lembro quando fui para a UTI geral, eu estava abobada tudo tinha acontecido tão rápido, der repente ela não estava mais nos meus braços...Lá conheci histórias, de mulheres que como eu esperaram nove meses para ter uma criança e derrepente nossos sonhos estavam ali numa UTI que devia ser só para adultos e não crianças e bebês...Lembro do caso de uma criança de 4 meses que nasceu com um tipo diferente de diabetes(raro) que não aceitava líquidos,a mãe contou que com dois dias de vida lhe contaram que ela nasceu cega e já era a terceira internação e a mãe era tão forte...outra mulher estava com a criança internada de 3 meses  para fazer uma cirurgia de coração e ela teve infecção generalizada, esta estava abrigada também na casa de apoio, tinha outra filha de 8 anos em casa, por isso alguns dias ia para casa...Tinha uma Sra. que cuidava do netinho que também nasceu com uma doença rara que tinha bolhas pelo corpo todo com 3 meses,esta Sra. é de uma cidade vizinha a minha, dois dias ela passou mal e foi levada a outro hospital,nos dias que estávamos lá a criança,um menino faleceu...Outro caso que conheci na reunião da UTI,foi de um bebe que estava ao lado da Letícia,uma menina,no primeiro dia que a Letícia foi para a UTI pensei:coitada daquela criança,deve estar muito mal, no segundo dia era a Letícia que estava naquele estado e a criança estava bem melhor, a mãe foi na reunião e me contou que ela estava com depressão e já tinha outro filho e iria dar esta criança para sua tia cuidar,a criança tinha pneumonia.Outra criança de Joinville também estava lá ele tinha seis anos e havia feito cirurgia no coração, a mãe estava também na casa de apoio,mas logo o seu filho ficou bem e ela foi para o hospital cuidar dele no quarto, a alegria daquela mulher me incomodava,ela estava feliz que o filho iria sair a UTI, e a minha só sairia dali para ser enterrada,eu evitava ela, não queria ninguém feliz do meu lado, o Luiz dizia mas ela está feliz o filho dela está bem...Na sexta –feira a Letícia foi transferida para a UTI Neo, devido seu tamanho e a falta de vaga na Geral,não queria ir lá, lembrava que um dia tinha passado naquele corredor e tinha um casalzinho chorando que seu bebê havia morrido.Mas,fomos...Lá era melhor, eu podia entrar com o Luiz.Tinha um casalzinho que sua filhinha foi vítima de erro médico teve falta de oxigênio no cérebro,mas, estava lá se mexendo e a minha?Outro casal que seu filhinho de 800gr iria fazer cirurgia do coração e já tinha tido outra criança com o mesmo problema que havia morrido... Alguns bebes não recebiam ou recebiam pouca visita dos seus pais. Descobri como a solidariedade é algo lindo... E como um gesto de voluntários faz toda a diferença, se não fosse a casa de apoio não tínhamos um teto para nos abrigar... Descobri que aquelas mães tiveram uma história de vida antes de todo sofrimento...
Descobri que quando você passa por um sofrimento tão grande, que parece que você não vai suportar você quer ajudar os outros a suportar esse mesmo sofrimento!
Descobri que a UTI de um hospital não é um bom lugar pra se fazer amigos, principalmente, se depois de alguns dias os filhos desses amigos não sobrevivem... Ás vezes fico pensando o que será que aconteceu com aqueles bebês será que sobreviveram? Será que ficaram com seqüelas?
Infelizmente, quando sofremos é que paramos para pensar, e descobrimos coisas que antes não enxergávamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário