quinta-feira, 18 de abril de 2013

Morrer é ridículo!!!


Cada dia é um dia e nos dias difíceis eu me sinto tão injustiçada, tão fraca, tão nem sei o que... Tudo dói. Pensar dói não pensar dói.  Chorar dói tentar segurar o choro dói mais ainda. A minha saída é ser indiferente à vida, ou seja, não ligar para nada, e fazer o que tem que ser feito ou fazer o que os outros acham que tem que ser feito... Estou agindo assim, é para ir, vou... Mas  perceber que o sofrimento do outro pode ser maior, faz-me de alguma forma me sentir normal, mas, muitas vezes me sinto mal pensando assim, pois, não desejo o sofrimento para os outros, mas, me sinto bem sabendo que o sofrimento não faz parte apenas da minha vida, outros sofrem e muitas vezes sofrem muito mais do que eu. E assim entro em comunidades do facebook de mães de anjos... Hoje estou acompanhando seis comunidades de mães que perderam filhos pequenos e adultos, procuro por histórias parecidas com a minha ou muito piores, historias onde mães perdem dois, três ou todos os filhos, de um, dois, três... 20 anos. Procuro vídeos, e blogs, isso me consola... Mas,quando percebo que o tempo passa e que as pessoas tocaram as suas vidas, eu penso, porque comigo não? Porque ainda estou aqui?Porque fiquei para trás?

Estranho isso. Por que a gente tem que passar por isso. Tem horas que concordo com o texto de Pedro Bial sobre a morte. É ridículo mesmo morrer. E tudo que deixa de ser por conta daquele segundo que altera sua condição humana. E tento ser um pouco Deus, imaginando como seria diferente se ela estivesse aqui, se ela não tivesse aquela doença, se...

Então penso nas comunidades da Net evangélicas e católicas que visitei: Será mesmo que existe alguém que perca um filho e dê gloria a Deus. Que não chore, nem sofra, que toque a vida só por conta de sua fé, e porque crê  que essa vida não tem tanto valor, e que feliz aquele que já se encontra no Reino de Deus. Será que tem alguém assim? Alguém que chega do cemitério e se desfaz de tudo, das coisas, do quarto, das roupas e não vive do passado, e só pensa no futuro eterno ali na frente?Sangue de barata?

Algumas pessoas que sabem da minha história e tiveram perdas gestacionais, às vezes me dizem, mas, você conheceu o teu bebê, eu nem isso... Mas eu queria mais... Mas, sei que minha dor não seria menor se tivesse perdido ela aos dois ou cinco anos... Em qualquer idade seria terrível; Se eu a perdesse com 10 anos eu diria, mas porque, era apenas uma criança inocente não viveu nada, se eu a tivesse perdido aos 20 anos eu diria, mas ela ainda nem terminou a faculdade... Se eu a tivesse perdido aos 30 anos eu diria tão cedo nem conseguiu ver seus filhos crescerem, se eu a perdesse aos 40 anos eu diria tão cedo nem viu seus netos, se eu a perdesse aos 50 anos eu diria tão cedo nem chegou a se aposentar... Na verdade um filho nunca devia morrer antes da mãe, sempre dói, hoje quando vejo num noticiário “Mataram um terrorista ou mataram um estuprador...” Eu penso coitada da mãe dele...
Mas e quando é um bebê de 54 dias que morre????? È ridículo, é antinatural, é antihumano...
Antes de viver tudo? Não há explicação!! penso que ela gostaria de ter experimentando um sorvete, um brigadeiro ou simplesmente o gosto de feijão com arroz, que ela gostaria de ter brincado num parquinho, numa piscina, ter feito festinhas de aniversário, ter ganhado presentes, ter brincado de boneca... Como sou realista, após descobrir a possibilidade da doença eu já havia imaginado pelas fontes que consultava sobre a Fibrose Cística que ela viveria até 10,12 ou 15 anos... Mas, seriam anos bem aproveitados nós iríamos enchê-la de mimos, como já estávamos fazendo...

“...Morrer é ridículo...Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo. Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas. OK… Hora de descansar em paz. Mas antes de viver tudo, antes de viver até o rapa? Não se faz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas. Só que esta não tem graça!” (Morte -Pedro Bial)

2 comentários:

  1. Ai amiga... Hje em especial suas palavras falaram tao fundo ao meu coraçao e me calaram... Nao pude de maneira alguma conter as lágrimas que em segundos tornaram.se em um choro insessante... Me enxerguei em cada expressao, em cada sentimento seu... Queria mto poder te consolar... mas sinto.me como voce... Sempre peço a Deus por ti e pela princesinha Letícia... Força... bjos carinhosos.

    ResponderExcluir
  2. Cara Liliane hoje enquanto procurava sobre uma musica de Cristina mel chamada _ sempre em meu coração, acabei encontrando seu blog.E fiz algo que nunca havia feito antes( li um blog inteiro)Nunca havia feito isso porém a sua história me prendeu tanto a atenção de uma maneira que jamais havia acontecido antes ( só pra vc ter uma ideia nem ao menos tenho um blog nunca me interessei em ler um blog como aconteceu hoje! Enfim no inicio achei ser apenas uma coincidencia Mas de repente me deu uma enorme vontade de deixar uma msg de deus para o seu coração: Ele quer te dizer Se apegue cada vez mais a Jesus Cristo,Não importa quão grande a dor ou as circunstancias,Entregue sua a vida de sua familia CADA VEZ MAIS NAS MÃOS DELE! Só Jesus Cristo Liliane e capaz de de te consolar pq ele é tb o Espírito Santo consolador! Sinceramente Liliane nem sei pq te digo estAs palavras, nunca perdi um filho e nem se quer sou mãe de um. Mas se tenho uma certeza nesta vida e que Aquele q me impulsionou a achar este blog e ler sobre o seu sofrimento é o MESMO QUE ME IMPULSIONOU A DIZER ESTAS PALAVRAS! Talves vc esteja até pensando " Mas pq isso eu creio emDeus e em sua palavra" Mas eu sei de uma coisa Liliane a palavra de Deus não volta vazia... pense nisso minha querida JESUS QUE TE CONSOLAR DA MANEIRA A QUAL VC PRECISA... S´´O ELE CONHECE OS SEU PENSAMENTOS . SÓ ELE SABE DO TEU SOFRIMENTO... e CREIA- ELE TEM AS RESPOSTAS QUE VC NECESSITA!Estarei orando por vc e por seu marido bjsss Lenilda.

    ResponderExcluir