segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Não aprendi com a sua morte aprendi com sua curta, mas intensa vida...



















O que eu aprendi com sua morte? Não aprendi com a sua morte aprendi com sua curta, mas intensa vida.

Aprendi que o medo e a possibilidade de perder um filho não acontecem apenas nos três primeiros meses. Lembro que até o terceiro mês não quis contar que estava grávida, podia perdê-la, passado os três meses pensei agora tudo vai dar certo!Então surge o primeiro medo: ela nasce prematura, até não escutar seu chorinho, temi por sua vida, mas ela nasce forte, que alívio... Segundo medo de perdê-la: Ela faz uma cirurgia com dois dias de vida!Mas ela é uma guerreira e deu tudo certo!Terceiro medo de perdê-la o teste do pezinho diagnosticando F.C, esse medo foi constante após o resultado do primeiro e segundo Teste, mas era um medo de perdê-la daqui uns quinze anos e não agora!Quarto medo de perdê-la a parada cardíaca com 47 dias de vida, foi um medo assustador que me deixou paralisada, abobada, por que imagine eu estar com ela no colo pensando que está tudo bem, que estamos fazendo um passeio, que ela está dormindo e derrepente ela está mole... Correm com ela... E vem a notícia que ela teve uma parada cardíaca... Não parecia que aquilo estava acontecendo comigo e com ela... Parecia um pesadelo... O Luiz gritava a Letícia morreu eu só chorava não ela não morreu!Mas reanimaram ela e seu coração voltou a bater,que alívio...Quinto e último medo de perdê-la,depois de 24h sem sedação na UTI seus sentidos não voltaram,suspeita de morte cerebral,assim fui perdendo-a aos poucos,um dia tiraram teus cabelinhos que eu gostava tanto de pentear depois do banho e assim foi se despedindo e os médicos te furando todo teu corpinho,chegando o dia que teus olhos não fechavam mais,outro dia que tua mão já estava morta,até o dia que desligaram teus aparelho e se foi aos 54 dias de vida!
Aprendi a não fazer planos longos, pois já estava tudo esquematizado ela nasceria em Julho, então minha licença iria até final de novembro, eu pegaria três meses de férias e voltaria somente em março quando ela iria para creche, mas, ela não nasceu em Julho, minha licença irá até metade de outubro. Não pegarei as férias, ela não irá para a creche apesar de já estar matriculada.
Aprendi que a vontade de Deus é só dele não adianta fazer exames tomar vacinas, tomar cuidados com tinturas, se cuidar, pagar médico particular... Se for para ter uma doença terá.
Aprendi que a gente tem que mudar com as mudanças. Formei-me, casei, mas continuei com a mesma vida, mas minha vida nunca mais foi à mesma depois que ela nasceu. Eu pensava; ela vai nascer, mas eu vou continuar fazendo o que eu fazia,serei a mesma.
Aprendi a ser mãe. E como aprendi! Eu ficava admirada comigo mesma, eu que tinha medo de pegar no colo meus sobrinhos que nasceram com mais de 3k, eu trocava ela com um jeito!Ela que chegou a pesar 1k800gr!Dormia com ela no colo toda noite, acordava de Duas em 2h para amamentá-la, fui mãe!
Aprendi uma forma de amor que não se pede nada de volta, ou melhor, só se dá um amor incondicional. Até o Luiz aprendeu o amor incondicional, porque bem me lembro dele dizendo para mim depois da cirurgia que ela fez: Será que quando ela crescer ela vai reconhecer tudo que estamos fazendo por ela?Depois ele viu que ela não precisava reconhecer nada que o que fizemos não foi por ela, mas foi por nós.
E quando ela se foi eu não aprendi nada eu só tive que reaprender o que eu já sabia o que eu já fazia, tive que reaprender a andar sozinha sem ter ela nos braços, tive que reaprender a dormir a noite toda sem ter que amamentar, ou me cuidar para não deitar sobre ela, tive que reaprender a bordar para passar o tempo, e tem coisas que ainda não reaprendi e terei que reaprender:  como passar por uma vitrine sem olhar os vestidinhos...mas com muita tristeza...
Contigo aprendi
Que existem novas
E melhores emoções...
Contigo aprendi
A conhecer um mundo novo
De ilusões
Aprendi...
Que a semana já tem mais
De sete dias
Fazer maiores minhas
Poucas alegrias
E a ser alegre
Eu contigo aprendi...
Contigo aprendi
Que existe luz na noite
Mais escura
Contigo aprendi
Que em tudo existe um pouco
De ternura
Aprendi...que pode um beijo
Ser mais doce e mais profundo
Que posso ir-me amanhã mesmo deste mundo
As coisas boas, eu contigo já vivi
E contigo aprendi, que eu nasci
No dia em que te conheci...( Contigo aprendi Altemar Dutra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário